segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tutorial Hacker rom


Créditos totais do blog http://escoladeromshackers.blogspot.com.br/




Tutorial sobre como criar hacker rom só que agora na escrita,pois alguns acham mais fácil assim 



Bom tópico criado na intenção de facilitar a vida dos iniciantes que querem criar hack roms, mas não têm vontade de procurar por tutoriais, não sabem pra que serve diversas ferramentas e etc. 



Atualizado "Tutorial A-Starter" 26/06/08 
Atualizado "Tutorial Base edit" 05/07/08 
Atualizado "Tutorial Rse Evolution" 11/07/08 




Bem Vamos lá então 



Você que tem vontade de criar a sua hack rom, mas não sabe nem ao menos como começar, inicie o trabalho pelo básico. 


Você precisará de uma Rom para começar sua Hack Rom, então baixe a versão Ruby em português, pois é mais fácil editar ela. 

Download: Pokemon Ruby (PT) 



Bem, agora que você tem uma rom que te servirá de base, começe fazendo mudando a abertura que é um pouco complicado, mas não é impossivel, irei fazer um breve tutorial mudando abertura simples. 



:::: Mudando Abertura :::: 


Primeiro será necessário o programa UNLZ, que será usado neste "mini-tutorial", vou postar umas aberturas simples pra vcs usarem. 

Downloads: 
UNLZ 
Aberturas Simples 
End 



Vamos começar, estarei postando fotos, porém fotos que estarão em link, para economizar espaço. 



1º Passo - Abra o Unlz e clique em "File", depois em "Open File" e selecione a rom que vc irá editar. 

Foto 

2º Passo - Com o Unlz aberto e a rom selecionada, escreva ali na caixa de texto em branco, onde tem um número "ZERO" e ao lado direito um botão "Goto", digite 78 e clique no botão "Goto" e deverá estar como na foto abaixo: 

Foto 

3º Passo - Agora clique no botão import e selecione a Abertura que você vai querer, escolha uma daquelas que eu postei lá em cima e clique em abrir. 

Foto 

4º Passo - Agora com a abertura que você escolheu aberta, clique no botão "Write to Rom", marque todas as caixinhas de opções e clique em ok. 

Foto 


Feche o UNLZ e você terá um resultado assim: 

Foto 

Não deixe de conferir as outras aberturas. 



Você provavelmente vai querer mudar aquele "Ruby Version", porém é um pouco mais dificil, mas vamos lá. 

Ainda no Unlz, vá no número 1638 e aperte "Goto", esse número funcionará apenas em algumas versões. Agora clique em "Salve as..." e salve a imagem em algum lugar e pegue a imagem num programa editor de imagens. 

Você vai notar que o "Ruby Version" vai estar divido em dois. Agora pegue as duas imagens e coloque elas lado a lado com uma leve faixa entre elas, mas frente a frente, assim você vai poder ver como vai ficar depois que mudar. 

Quando terminar coloque eles de volta na posição como estavam. Aí mude como quiser e salve em algum lugar. 

Agora no UNLZ, clique em "Import" e selecione a imagem que vc fez e clique em "Write to Rom" marque as caixinhas e pronto. 



Depois de mudar a abertura na sua hack rom, começe a mudar alguns mapas com o programa Advance Map. 

Download: Advance Map 



:::: Tutorial Advance Map :::: 




QUOTE 
Permissões de movimentos 

Clique em Vista de permissões de movimento.Lá,você verá que cada quadrado contém um respectivo número.O número dirá se você pode atravessar o quadrado ou não!Exemplo: 

1 - Não é permitida a travessia.Use isto para árvores,pedras,etc. 
4 - Pedaço de mar;Você pode usar Surf e pescar.Use isso para oceanos.
C - É permitida a passagem. 
D - O mesmo que o 1. 
3C - Pode-se passar por cima e por baixo. 
10 - Pode-se passar mas é em altura 2, por isso não se pode chegar em outros quadrados com C próximos a um desse. 
0 - Usado pra intersexões entre alturas, como 10 e C. 

Esses são os básicos,não sei o quê o resto faz. 
Mas com isso já dá pra fazer uma boa hack rom. 

Eventos 

Agora chegou a vez dos eventos. 
Sem os eventos você não iria entrar em nenhum lugar,não iriam haver pessoas no mapa nem itens. 
Ia ser um jogo perdido 
Mas agora vou explicar como isso funciona. 
Continuando com o jogo aberto,mude para Vista de Events. 
Lá estarão marcados todos os events do mapa. 
Events são: Itens no chão,pessoas,scripts,posição de vôo,teletransportes,etc. 
É possível mudar os lugares,deletar velhos e colocar novos. 
Mas como fazer isso? 
Primeiro vou explicar o quê significa cada um. 

P amarelo num fundo verde = Item ou pessoa. 
S amarelo num fundo vermelho = Mensagem. 
W amarelo num fundo roxo = teletransporte. 
S amarelo num fundo verde = Script. 
F amarelo num fundo vermelho = Posição de vôo. 

Agora,como se fazem novos? 

Simples.Vá para a direita e veja o Gestor de Events.Lá vai estar escrito a quantidade de todos os Events que existem no mapa.Se estiver marcado 5 existem 5 por exemplo, e se estiver marcado 0 não existe nenhum do tipo. 
Para fazer um novo,aumente em 1 o número do que você quer criar e clique em Alterar Events.Vai aparecer uma janela meio tosca.Clique em Confirmar,selecione uma das 5 sequências que vai aparecer e clique em Recolocar. 
Se der certo,seu novo script estará no canto superior esquerdo pronto para ser posicionado em algum lugar. 
Posicione ele em algum lugar e faça algo que dê sentido,como um W (Teletransporte) em uma entrada de caverna,por exemplo. 
Pronto,fiz minha entrada de caverna.Mas agora,como eu faço pra essa entrada levar até a caverna? 
De novo,simples. 
Duplo-clique no W e aparecerá um monte de coisa,incluindo uma janela escrito Banco de Mapas e Mapa.Isso é que vai definir. 
Agora olhe nos outros mapas...do lado do nome estão escritos dois números,certo? Pois é.Coloque o primeiro deles em BANCO DE MAPAS e o segundo em MAPA. 
Após isso,salve. 
Pronto!Agora seu teletransporte te leva ao lugar que você queria! 



Colocando Treinadores em rotas 

E vou ensinar. 
Primeiro,como sempre,crie um script de Pessoa no mapa.Depois,deixe-o no lugar escolhido.Visite algum outro mapa em que você possa ver um treinador com o Sprite (imagem) que você quer.Copie o número que está escrito na caixinha "Sprite" do treinador e o quê está escrito em "Script Offset".Depois volte para seu novo personagem e coloque os dois nas respectivas caixas dele.Aí você vai ver que seu novo personagem virou uma verdadeira RÉPLICA do outro.Aí é só ajustar os Pokémons e níveis e pronto. 
Pena que não dá pra fazer isso com o Advance Map. 


Pokemons Selvagens 

Você sempre sonhou em encontrar aquele grande lendário no matinho,certo? 
Ou mesmo encontrar um Torchic no matinho da Leaf Green...Pois agora você pode! 
Abra sua rom e selecione o mapa. 
Vá lá em cima e clique em Vista de Pokémons Selvagens. 
Se há algo escrito como Tipo [insira uma caixa aqui]e embaixo outra coisa,você pode colocar Pokés selvagens. 
Se há um botão escrito Criar Novo Pokémon Selvagem também dá. 
Mas se não tiver nada escrito,desista,não dá. 
Mas,agora,como colocar Pokémons selvagens: 
Se estiver como a primeira alternativa citada,clique em Expandir e selecione Grama se quer encontrar Pokés na Grama,Água se quer encontrar surfando e Pesca se quer encontrar pescando.Depois faça o velho esquema do Confirmar > Selecione > Recolocar e vão aparecer várias caixas com dois níveis disponíveis e a lista dos Pokémons.Selecione o Pokémon desejado e os níveis onde se pode ser encontrado ele (por exemplo: se eu colocar 5 e 8,ele será encontrado nos níveis 5,6,7 e . 
Depois que selecionar clique em Salvar e aperte Ctrl + S. 
Pronto! Agora você pode encontrar esses Pokémons selvagens . 


Mude o nome da sua cidade. 

Vá no mapa desejado,clique em Vista do Cabeçalho e olhe para o quadrado NOME.Vá para o segundo quadrado (da direita) onde está escrtito o nome do local,mude-o e clique em Mudar Nome.Depois faça o esquema do Confirmar > Selecione > Recolocar e pronto!O nome está mudado. 

Adicione um ou mude o clima. 

Selecione o mapa desejado e vá em Vista do Cabeçalho.Vá em Estado do tempo e selecione um novo clima! =D Pode até colocar nevasca no Centro Pokémon e chuva no ginásio de fogo XD 

Mude o tileset. 

Já notou que alguns lugares tem quadrados diferentes dos outros para mudar o mapa?Pois isso acabou!Vá em Vista do Cabeçalho,Tilesets Utilizados e mude =D 
Não testei todos,mas só sei que em R/S/E os negócios como Centro Pokémon e mato são 0 e caverna é 12 (ou 17,um dos dois) e o clima de caverna em FRLG é 15. 

Aumente o tamanho do mapa. 

Mapa desejado,Vista do Cabeçalho,Tamanho do mapa. 
Aí aumente o comprimento e a altura =D 

Copie seu mapa ou faça novos. 

COPIAR: Selecione o mapa desejado e clique lá em cima (perto da fita) o botão que tem a imagem de uma casa e tem uma inscrição : INS.Vá em CRIAR NOVO LOCAL após clicar nisso e selecione o mapa.Aí clique em Criar e Inseriar e pronto! Tem uma réplica do seu mapa em outro Banco de mapas. 
P.S.: Se você trocar o nome da réplica,o normal também vai ser afetado. 
CRIAR NOVOS: Clique no botão que tem a imagem de uma casinha com a inscrição NEW.Selecione o nome do mapa,altura,comprimento e os dois tilesets usados.Depois disso ele será criado! =D 

Faça novas conexões. 

Após criar um mapa,vá perto da fita e clique no botão que tem quatro setas azuis.Aí comece a mexer nas conexões! =D 
Isso usa uma estratégia parecida com o teletransporte (usa o número do mapa e o número do Banco de mapas).Se quiser adicionar uma direção,clique em adicionar e insira o Banco de Mapas e o Mapa. 


Ou se preferir pode ver esta video aula: 

:::: Aqui:::: 





::::: A-Starter ::::: 




Bem, este programa muda os pokemons iniciais da sua ROM, então vamos começar. 


Download: A-Starter 


Após o download abra o A-starter, o que tem uma mãozinha apontando para baixo. 

Foto 


Logo após aberto clique em “File”, “Open ROM...”, lá em cima e escolha o lugar onde está sua ROM. 

Foto 


Após abrir sua ROM, vc terá uma imagem como esta: 

Foto 


Agora vamos entender: 

Ali onde está: “Your Starter Pokémon", será onde vc irá trabalhar. 

Logo abaixo você vê: 

1. Pokeball 2. Pokeball 3. Pokeball 


Isso está representando os pokemons iniciais que estarão naquelas pokebolas do começo, então caso vc queira mudar, clique na setinha e escolha o pokemon que quer que seja um dos iniciais, ou se preferir mude logo os 3, e Salve, clicando em “File” e “Save ROM”. 


Exemplo: 

Foto 


Pronto agora vc tem os iniciais mudados, porém vc precisa mudar os pokemons que o rival irá usar, então mude os também de acordo com o seu gosto, porém perceba na primeira imagem que eu coloquei aquelas setinhas, elas indicam qual pokemon seu rival vai pegar. 

Exemplo: 

Foto 


Depois que você fizer isso, Salve e abra a sua ROM e veja as mudanças.

Foto 


End 




:::: Base Edit :::: 



Download: Base Edit 

Bem vamos lá: 


Base edit serve para muitas coisas, como: decidir qual sexo o pokémon virá; mudar stats; mudar tipo; etc. Muito importante para aqueles que querem por novos pokemons ou fakes na sua ROM. 


OBS. Importante o programa precisa estar na mesma pasta da sua ROM. 



Os Stats: 

Attack - Número que indica o ataque do Pokémon. Ex: Cut, Body Slam, etc. 
Defense - Número que indica a defesa do Pokémon. 
Speed - Número que indica a velocidade do Pokémon 
Sp.attack - Número que indica os ataques especiais do pokémon. Ex: Fire Blast, Surf, etc. 
Sp.defense - Número que indica as defesas especiais do Pokémon. 
Hit Points - Número que indica a vitalidade, HP do Pokémon. (vida) 


Sexo do Pokemon: 

No centro do progama terá uma barra de rolagem, que geralmente estará no meio. 
De um lado terá male e do outro female, se estiver no meio, o pokémon terá chance 
de vir tanto macho como fêmea iguais, se você arrastar mais para o lado do female 
terá uma chance maior de vir fêmea, e fazendo o contrário a chance maior será macho. 


Nível de Captura: 

Logo abaixo você perceberá o nome "Rarity", ele serve pra facilitar ou não a captura de 
um Pokémon. Quanto maior o número mais facil será capturá-lo. Geralmente lendários 
estão com o número 3, por isso é tão dificil de captura-los. 


Exp que ganhará em caso de matá-lo: 

Exp.Gain, é a quantidade 
de experiencia que um pokémon ganhará após vencer uma batalha. 


Tipos: 

Você mudará os tipos do Pokémon. Lembrando que você só pode escolher 2 tipos para cada 
Pokémon, e todos os nomes são em inglês. 

Nome - Tradução 
Normal - Normal 
Fight - Lutador 
Flying - Voador 
Poison - Venenoso 
Ground - Terrestre 
Rock - Rocha 
Bug - Inseto 
Ghost - Fantasma 
Steel - Metálico 
??? - Desconhecido 
Fire - Fogo 
Water - Aquático 
Grass - Grama 
Eletric - Elétrico 
Psychic - Psíquico 
Ice - Gelo 
Dragon - Dragão 
Dark - Noturno 


Ablity: 

Simplesmente ele serve para mudar as habilidades do Pokémon. Ex: Você pode por um ratata com hypnosis. 



Pronto, depois de mudar por completo os stats de um pokemon não esqueça de salvar, ou tudo que você fez será perdido. 


End 




:::: RSE Evolution :::: 




Download: RSE Evolution Português 



OBS. Importante que o programa esteje sempre junto da pasta "Pokemon", para o funcionamento, a pasta já vem junto com o Download. 



Bem, vou explicar como usar o RSE Evolution, que por sua vez, serve para mudar as evoluções dos Pokemon. 

Vamos começar, explicarei por passos para maior facilidade: 


1º. Primeiramente, abra o programa e a sua ROM. 
PS. O programa só funciona com "Ruby/Saphire", portanto não tente com outras versões, pois não funcionará. 

Foto 


2º. Agora selecione algum Pokemon que você deseja mudar a evolução (ou as evoluções). No meu caso escolhi o "Eevee". Para selecionar um Pokemon, você pode mover as setas da barrinha de rolagem. 

Foto 


3º. Neste passo vou esclarecer um pouco mais as coisas. 

Na aba "Tipos de Evol.", você notará que há 7 opções de tipos de evoluções vou explicar cada uma; 


Estágio Final - Para o Pokemon não evoluir. 
Por Felicidade - O Pokemon evolui quando atingir um nível alto de felicidade. 
Luz solar - Para o Pokemon evoluir por felicidade enquanto fizer sol. 
Luz Noturna - Para o Pokemon evoluir por felicidade enquanto for noite. 
Level - O Pokemon evoluirá, quando atingir um level determinado por você. Apenas preencha a caixinha ao lado direito com o level que deseja que seu pokémon evolua. 
Por Troca - Apenas trocando com outras pessoas você terá seu Pokemon evoluido. 
ITEM - Caso você escolha esse modo, vai aparecer uma caixa onde você terá que colocar um número que indicará com qual item ele vai evoluir. 

*MoonStone = 94 
*FireStone = 95 
*ThunderStone = 96 
*WaterStone = 97 
*LeafStone = 98 


Agi > Ver - É caso o Pokémon vá evoluir com o ATTACK maior que DEFENSE. 
Agi = Ver - É caso o Pokémon vá evoluir com ATTACK e DEFENSE iguais. 
Agi < Ver - É caso o Pokémon vá evoluir com a DEFENSE maior que ATTACK. 


4º. Você verá uma caixa escrito "Evolui para", bem simplesmente coloque o número referente ao Pokemon que ele vai evoluir para. 


5º. A barra onde está escrito "1. Evolution", indica quando o pokémon pode ter mais de uma evolução. Se quiser adicionar uma nova evolução pro seu Pokemon, selecione e vá em "2. Evolution". Então na barra "Evolui para", coloque o número do Pokemon da segunda evolução e selecione o tipo de evolução. 

Foto 


6º. Salve e confira suas mudanças. 


End 

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